Polêmica marca escolha de venda de bebidas no Viva Ilhéus

Um só vendendo para uma multidão?
Arquivo

Uma decisão publicada no Diário Oficial do Município está causando revolta entre os vendedores ambulantes de Ilhéus. Uma empresa de Itabuna conquistou o direito de exclusividade na venda de bebidas alcóolicas e não alcóolicas no evento Viva Ilhéus 2019, que será realizado de 27 a 29 deste mês no município.

Chama a atenção a agilidade para a decisão da empresa escolhida. O chamamento público para o uso do espaço com esta finalidade foi anunciado na noite do último dia 17, e o seu resultado divulgado 4 dias depois, segundo informam os ambulantes da cidade. Ontem, eles realizaram um protesto na porta da Prefeitura, tentando garantir o direito ao trabalho.

No chamamento público, é citado que o evento visa fomentar o turismo e a economia local. Segundo estimativa dos organizadores, o público esperado por noite é de 20 mil pessoas. O chamamento não fala em contrapartida financeira da empresa vencedora. Há, entretanto, exigências documentais e de cumprimento do contrato.

Uma fonte ouvida nesta quarta-feira pelo JBO informa que apesar da empresa vencedora ter direito à exclusividade da área, a Prefeitura, diante da repercussão negativa, decidiu autorizar o acesso de ambulantes na festa. Deles, não cobrará taxas. Mas também não poderão vender refrigerante, cerveja e água no local.